Imagem capa - Fotografia de parto, mais documental impossível! por Bruno Modesto Fotografia

Fotografia de parto, mais documental impossível!

Os momentos que vivi fotografando partos...


Fotografar momentos vai além de ser fotógrafo, e eu já sabia disso desde que comecei a me dedicar a fotografia de casamentos. Mas os desafios vão surgindo, novas ideias vão aparecendo e o mercado também nos da outros nichos de trabalho.
Desde que eu tive a ideia de fotografar partos muitas pessoas me perguntavam: "Mas você aguenta ver?", "Você não desmaia?"...
E eu sempre respondia: "Acho que dou conta, minha câmera e eu temos uma sintonia que me desligam de pensamentos, eu apenas registro o que está acontecendo".

Foi aí que veio a primeira oportunidade, o Julio e a Mariana me chamaram para fazer o chá revelação do Joaquim, depois rolou o chá de bebê, ensaio e por fim eu ofereci as fotos do parto, eles pensaram um pouco e toparam.

No dia que tudo ia acontecer o Julio me ligou e disse: "é hoje, estamos indo para o hospital", meu coração acelerou de um jeito que parecia ser meu filho quem ia nascer, e lá fomos nós para o hospital. Chegando lá fiz meu cadastro e aguardei me chamarem, depois falei com o Julio, estava mega ansioso, já a Mariana estava plena aparentemente e maquiada rs. Aguardamos durante quase 2 horas e fomos chamados para o centro cirúrgico.

Nesse momento eu senti um "mix" de ansiedade, emoção e também uma sensação de privilégio por estar fazendo um registro tão importante. Tudo aconteceu com muita tranquilidade, a equipe de cirurgia contribuiu bastante para o meu trabalho. Foi incrível, finalizei as fotos conversei por alguns minutos com o Julio e a Mariana e fui embora com uma sensação incrível e um sorriso no rosto que não conseguia disfarçar. Lá na recepção encontrei os pais do Julio, mostrei duas fotos e eles caíram nas lágrimas.

A segunda vez




Na segunda vez foi a vez da Karina e do Rafael ganharem o príncipe Leonardo. Eu já havia feito um ensaio do casal uns tempos atrás e fiquei muito feliz em poder registrar esse momento. Eu pensei que iria ficar mais tranquilo, ou que seria uma sensação mais leve, menos intensa por já ter vivido aquele momento antes, mas não, foi tão incrível quanto a primeira vez.

No dia o Rafael me ligou que iria adiantar o parto pois a bolsa da Karina tinha estourado pela manhã. Fui para o hospital e em menos de uma hora estava dentro do centro cirúrgico para fazer as fotos. O Rafa estava preocupado e bastante ansioso, pensou que iria desmaiar, conversamos um tempo e fomos chamados pela enfermeira.

O médico conversou bastante com o Rafa e a Karina durante a cirurgia, deixou o ambiente bem descontraído, funcionou perfeitamente, e eu lá pronto pra registrar tudo que acontecesse. Eu não esperava, mas durante os procedimentos da pediatra o Rafa acabou chorando, não sei se por emoção ou por dó de ver o Léo tomando suas primeiras vacinas, e mais uma vez eu estava lá pronto pro registro. Enfim, foi mais um momento maravilhoso que eu pude registrar.


Para finalizar, eu já fui convidado para outros partos e estou aguardando o dia chegar, a cada um que já realizei, não consigo dizer que foi igual, assim como nenhum outro evento é igual, cada dia, cada momento merece sua vez e seus registros. Eu participei desses partos efetivamente, registrando, dando um apoio para os pais, chorei bastante quando me emocionei com tudo que vi, mas, o principal é saber que eu tive o privilégio de ver vidas novas nascendo para o mundo, eu ouvi o primeiro choro, o sorriso e o amor de pais e mães e isso me fez sentir uma pessoa realizada.

Só tenho que agradecer a Deus por estes momentos.


Bruno Modesto.


Veja estes momentos:

Clique aqui.